terça-feira, 28 de outubro de 2008

This life is lived in perfect symmetry


Antes mesmo do lançamento do cd novo do Keane, os integrantes da banda deixavam bem claro que o novo álbum seria diferente. Certa vez, Tom Chaplin, o vocalista, disse que estavam usando vários sons estranhos e que, às vezes, duvidavam se aqueles sons eram musicalmente interessantes ou apenas um monte de barulho. As expectativas criadas em torno do álbum animavam quem era favorável a mudanças no som da banda, enquanto os mais puristas ficavam torcendo o nariz.


Eis que surge a primeira demonstração do "novo" Keane, uma música chamada "Spiralling". Todos já contavam com mudanças, mas ninguém achava que seriam tão bruscas. Abastada de sonoridades um tanto quanto oitentistas, a música chamava a atenção também porque tinha uma atmosfera alegre, bem diferente das músicas dos dois álbuns anteriores, que apostavam num sonzinho mais triste e emocional. Confesso que, de primeiro instante, estranhei. Tive que ouvir algumas vezes pra me acostumar. Mas enfim gostei, e muito.


Após algum tempinho, mais músicas foram liberadas. E as expectativas foram aumentando. Até que Perfect Symmetry saiu. E abalou os fãs, alguns de forma positiva e outros de forma negativa.


Começando com "Spiralling", a primeira música liberada, o Keane já dá a partida numa jornada musical animada e diferente do seu "normal". Em seguida vem "The Lovers are Losing". Essa música foi paixão à primeira ouvida. Linda, também traz uma sonoridade meio antiga, mas é mais melódica que a primeira. Uma das melhores músicas do cd, e uma das melhores do Keane, sem dúvida nenhuma. "Better than this", a seguinte, talvez seja a música mais ousada que o Keane já fez. Não tem absolutamente nada a ver com os dois primeiros cds, tem palminhas no meio e falsetes empolgados de Chaplin. Mas ainda assim é boa. "You Haven't Told Me Anything" tem bastante teclado e bateria eletrônica, também uma novidade em relação aos trabalhos anteriores. "Perfect Symmetry" é, para mim, a música mais viciante do cd. Linda, com mais cara de Keane do que as anteriores, parece uma nova "Everybody's Changing", sucesso do primeiro cd (muitos discordariam disso, mas é o que acho). "You Don't See Me" é baladinha calminha, bonita, mais compatível com o que se espera quando se pensa em Keane. "Again & Again" tem cara de single e é uma das músicas mais animadas do cd, mostrando um vocal potente e extremamente competente de Tom Chaplin. "Playing Alone" é uma das melhores do cd, com uma letra linda, ao mesmo tempo que um tanto melancólica, com sonoridade épica conforme chega ao final. "Pretend That You're Alone" também é animada, com uma letra um tanto quanto contra modismos e estatutos. "Black Burning Heart" é a música mais simples do cd. É a única do cd que, ao meu ver, se encaixaria no primeiro álbum deles, o Hopes and Fears. Mas é ótima. E finalizando o álbum, vem a inspirada "Love Is The End", música que também lembra o Keane em sua fórmula original.


Em resumo, o álbum alcançou as expectativas daqueles que já contavam com algo diferente. Alguns estranharam logo de começo. Mas tenho certeza que a qualidade das músicas irá convencê-los de que as mudanças que o Keane trouxe para sua música foram positivas. Além das músicas já citadas, não posso deixar de destacar uma b-side chamada "My Shadow", que surpreendentemente não entrou no cd, mas que é de uma beleza impressionante.


Perfect Symmetry é a prova de que o Keane entrou para o hall das bandas mais ousadas da atualidade.

Um comentário:

Thiago Reimão disse...

Cara, vou te falar: não engoli esse CD novo do Keane não.. não sou um fã absoluto dela, mas tenho os outros discos, gosto bastante de ambos.

Mas esse CD novo tá mto animadinho, mto fraquinho... as faixas 4 e 5, por exemplos, são INAUDÍVEIS, de pular o CD.

Enfim, gosto é gosto... mas confesso: me decepcionei. Só Lovers are Losing e Playing Again se salvam.

Abraços,
Thiago Reimão

Com o Santos, Onde e Como Ele Estiver
http://blogdofalsario.blogspot.com