quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

White Lies - To Lose My Life


White Lies é uma das maiores promessas para esse ano de 2009. A banda britânica começou a fazer sucesso por lá mesmo sem ter um cd completo. Singles como Death, Unfinished Business e To Lose My Life já fizeram com que a banda ficasse popular e se tornasse uma das mais faladas em pouco tempo. No último domingo, o primeiro álbum, chamado To Lose My Life, foi lançado oficialmente. E foi direto para o primeiro lugar dos mais vendidos no Reino Unido, segundo o Official Albums Chart.

É interessante ver como funciona o som desse novo grupo inglês. As músicas têm em comum um baixo bem presente, uma bateria eficiente e alguns sintetizadores e teclados que dão um tom todo fantasmagórico. Só para se ter uma idéia, a primeira música do cd é a própria Death, seguida pela To Lose My Life. Sim, não é a coisa mais alegre que você vai escutar esse ano, mas é a cara deles. Aliás, eles também se vestem de preto. Segundo o vocalista Harry McVeigh, eles querem chamar a atenção para as músicas, e não para eles. Por isso a escolha do preto, que no fim das contas cai como uma luva (preta de preferência) para o clima da banda.

Outras duas coisas facilmente notadas. As influências se fazem visíveis, apesar de terem dito que não foi necessariamente de propósito. Há muito de anos 80 na sonoridade do White Lies. Há um tanto de The Cure. Há também, de repente, um pouco de Interpol (que se for pensar bem tem um pouco de influência de The Cure também). Um outro aspecto muito interessante é a voz do vocalista. É forte, grave, encorpada, complementando o tom das músicas. Ao vivo eles também são ótimos, pelo que já vi.

White Lies entra no
lounge das bandas mais faladas no Reino Unido com o pé direito e com propriedade. Um ótimo cd e uma banda para se prestar atenção.

Um comentário:

Rafa Barbosa disse...

Pô Vitor, estou ouvindo nesse exato momento o White Lies.
A princípio, achei sombrio demais... Vou ouvir mais algumas vezes e te falar o que achei!

Rafa