terça-feira, 18 de novembro de 2008

Rec


Esse fim de semana foi bom em termos de cinema. Fui assistir a dois filmes: o novo 007 - Quantum Of Solace (ótimo) e o espanhol Rec. Como já se fala bastante por aí sobre o novo filme do agente secreto britânico, decidi fazer meu breve comentário sobre esse segundo filme.

Rec é um filme de terror espanhol dirigido por
Jaume Balagueró e Paco Plaza. A história mostra uma repórter (Manoela Velasco) e seu camera man (no caso desse filme o diretor de fotografia Pablo Rosso) fazendo para seu programa de televisão uma matéria num quartel de bombeiros, mostrando como é o dia-a-dia dessses profissionais. Quando os bombeiros são chamados para resolver um problema num determinado prédio, a repórter e o câmera vão junto, para registrar o trabalho dos bombeiros quando estes estão em ação.

A partir daí, o filme perde o tom descontraído que possui no começo para adentrar numa tensão cada vez mais estabalecida conforme o tempo passa. A perspectiva em primeira pessoa durante todo o filme coloca o telespectador numa posição muito pessoal em meio ao caos que se instala no interior daquele edifício. Isso tudo potencializado por um trabalho de áudio muito competente, apostando nos barulhos e sons ambientes, sempre trazendo a ação do filme o mais próximo possível da realidade. As interpretações também são satisfatórias.

A base do filme é, sem sombra de dúvidas, o recurso adotado de filmar tudo com a câmera na mão. Esse tipo de filmagem se tornou famoso com o filme de terror A Bruxa de Blair e também foi usado de forma impressionante no filme Cloverfield, de J.J. Abrams, o pirado porém incrível criador de Lost. Em Rec, esse recurso também ganha um toque singular, ao criar situações que funcionam muito bem devido a esse estilo de gravação.

Uma excelente pedida para quem gosta do gênero, Rec é um filme que aposta no medo constante e em situações inusitadas, a maior parte delas proporcionada pela forma de filmagem adotada. Enfim, recomendadíssimo!

Obs: prepare-se para dez minutos de cenas APAVORANTES no fim do filme.






Nenhum comentário: