sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Os filmes e os games

Ultimamente, muitas adaptações de jogos em filmes têm sido feitas, ainda que não obtendo tanto êxito como poderiam. Resident Evil, Max Payne, Street Fighter (mais antigo) e Hitman são alguns exemplos de games que, mal-adaptados para as telonas, não conseguiram cumprir totalmente com o prometido nos cinemas. Da mesma forma, uma série de filmes têm sido adaptados para os videogames, também não funcionando tão bem quanto na sua mídia original. Grandes franquias como Transformers e Piratas do Caribe tiveram seus games, mas não chegaram nem perto do sucesso e da qualidade que têm seus filmes.

O que acontece agora é que a relação cinema-games está se ampliando e ultrapassando a barreira das adaptações. Cada vez mais, nos games, atores são contratados para emprestar suas características físicas aos personagens dos jogos, fazendo captura de movimentos e tendo sua própria face transportada para o game. Além disso, os roteiros de alguns jogos estão se tornando cada vez mais complexos, aproximando cada vez mais os dois universos. Steven Spielberg disse recentemente que inclusive alguns filmes têm adotado técnicas de filmagem similares às mostradas em jogos. Como exemplo, citou os filmes da série Bourne e o mais novo Wanted, de Timur Bekmambetov, que utilizam de cortes rápidos para construir cenas mais dinâmicas. O diretor é um dos que mais ativamente participam desse universo dos games, já contabilizando vários projetos. Foi idealizador da série de games em primeira pessoa Medal of Honor, um dos jogos de tiro mais famosos de todos os tempos. Seu mais recente projeto foi um jogo chamado Bloom Box, para o videogame Wii, da Nintendo.

Com relação aos roteiros, Spielberg ainda disse que alguns jogos utilizam mal as cenas não-interativas para contar as histórias, e que é preciso ter "sinergia entre história e jogo". O interessante de tudo isso é que essa relação entre os games e os filmes estimulam a criação de projetos mais audaciosos, onde quem sai ganhando é o jogador, que ganha em conteúdo e diversão. Um dos projetos mais interessantes nessa linha de produção é um jogo que está sendo feito para o console Playstation 3 chamado Heavy Rain. Uma demonstração em vídeo do sistema gráfico do jogo já foi mostrado, e impressionou. O video mostrava uma espécie de monólogo de uma atriz que chorava e mostrava expressões faciais foto-realistas, tudo gerado em tempo real e mostrando detalhes como rugas, imperfeições da pele e pintas. Com relação a história, os idealizadores prometem algo inovador e incomum no universo dos games, fazendo com que o jogador possa explorar a história de modo particular, traçando seu caminho próprio até chegar ao final pré-estabelecido. Além disso, o jogo terá também uma jogabilidade diferente do normal em jogos de adventure.

Mudanças bem-vindas e expectativas altas em relação a esse novo cenário cinema-games.

Nenhum comentário: