quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Queime depois de ler


Dessa vez, farei apenas um breve comentário. Não que o filme dos irmãos Cohen não mereça uma crítica completa e longa, mas simplesmente porque achei que seria mais interessante falar sobre um "detalhe" na obra dos Cohen.

Em resumo, Queime depois de ler fala sobre um ex-agente da Cia chamado Osbourne Cox (John Malkovitch) que começa a escrever uma espécie de livro de memórias, cujos arquivos caem nas mãos de dois empregados de uma academia, Chad (Brad Pitt) e Linda (Frances McDormand). E são arquivos que tem uma certa relevância pelas informações que trazem. O filme mostra toda a confusão, que envolve também outros personagens, como a esposa de Cox (Tilda Swinton) e seu amante (George Clooney), além de passar por consulados e cirurgias plásticas.


O ponto que gostaria de ressaltar é a violência usada pelos irmãos Cohen. Não pela quantidade dela, mas sim pela forma como eles a usam. Confesso que em algumas partes eu realmente não esperava que algumas cenas um tanto quanto chocantes acontecessem, mas isso foi interessante de se ver. Os irmãos Cohen filmam a violência de um forma mais séria e, ao mesmo tempo, irônica. Comparando com outros casos, é uma abordagem bem característica. Por exemplo, se compararmos a violência de Quentin Tarantino com a dos Cohen, podemos perceber que a do primeiro é escrachada e
cult, enquanto a dos irmãos é mais pesada, com mais cara de humor negro. Enquanto você ri assistindo uma cena de decepações mil em Kill Bill, você fica impressionado com algumas cenas de Queime depois de ler, principalmente porque são inesperadas.

Enfim, foi só algo que me ocorreu e que gostaria de registrar. Alías, Queime depois de ler é bem divertido e vale o ingresso só por John Malkovitch e seus inúmeros "What the f#$%?".

Um comentário:

Uribe Teófilo disse...

Caro editor... Muito bom seu comentário sobre o filme... Assisti e concordo.

A violência inesperada, acho eu, é mais parecida com a realidade... Na hora do desespero não existe o fator "delonga"...

Mas sobre o findar de sua abordagem devo contrariá-lo... Pois acho sim o elenco (todos eles) o principal fator do filme... Mas o roteiro é genial e é o que faz valer o preço do ingresso.

Um abraço.