quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A temporada de premiações

E começa a temporada das premiações do cinema. Entre indicações e vitórias, a lista de filmes que podem chegar ao Oscar, o tão desejado prêmio do cinema, vai se tornando mais visível. Os indicados ao Globo de Ouro já foram anunciados. Entre os concorrentes ao prêmio de melhor filme estão o novo de David Fincher, O Curioso Caso de Benjamim Button; o filme político Frost/Nixon, de Ron Howard; O novo filme de Sam Mendes, Foi Apenas Um Sonho; Slumdog Millionaire, de Danny Boyle (diretor de Trainspotting e Extermínio) e The Reader, de Stephen Daldry (diretor de As Horas).

Nas diversas outras categorias, aparecem ainda Vicky Cristina Barcelona, do Woody Allen (Melhor Filme Musical ou Comédia); Queime Depois de Ler (dos Cohen); Milk, com uma indicação de Sean Penn a melhor ator (aliás, esperava-se mais indicações para esse filme...); The Wrestler, o já premiado filme de Darren Aronofsky, com indicação de melhor ator para Mickey Rourke; Wall-E, para melhor animação; A Troca, de Clint Eastwood, com Angelina Jolie concorrendo a melhor atriz, entre outros. Os campeõs de indicações para o Globo de Outro foram O Curioso Caso de Benjamim Button, Frost/Nixon e Doubt, um filme sobre um confronto que envolve um padre que teria abusado de um estudante negro.

Um dos grandes destaques dessas indicações ao Globo de Ouro foi o nome de Heath Ledger entre os indicados ao prêmio de melhor ator coadjuvante. Seu papel marcante em Batman - O Cavaleiro das Trevas como o sombrio Coringa pode levar seu nome também ao Oscar, com grandes possibilidades de uma premiação póstuma. Eu, sinceramente, espero que isso aconteça.

Alguns prêmios já saíram. Nos Estados Unidos, o Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica elegeu Slumdog Millionaire como o melhor filme de 2008. Já os críticos de Nova York elegeram Milk, de Gus Van Sant, o melhor do ano.

Agora é esperar pra ver.


E eu ficarei torcendo por Heath Ledger.

Nenhum comentário: